Cérebro humano encolheu 10% em 30 mil anos!

Ao longo de 30 mil anos o cérebro humano encolheu dez por cento, o equivalente à dimensão de uma bola de ténis (o cérebro das mulheres, que é mais pequeno do que o dos homens, sofreu proporcionalmente a mesma redução).

Segundo alguns antropólogos, tal redução não é assim tão surpreendente, na medida em que quanto mais forte e musculado, mais tempo leva a inteligência a controlar essa massa.

O homem de Neandertal, um “parente” do homem moderno desaparecido há 30 mil anos por razões ainda não totalmente clarificadas, era mais forte e tinha um cérebro maior. O homem Cro-Magnon, que pintou as paredes da caverna de Lascaux há 17 mil anos, foi o Homo sapiens com maior cérebro. Era igualmente mais forte do que os seus descendentes.

Inteligência mais sofisticada

O investigador David Geary constatou igualmente que o tamanho do cérebro diminuía quando a densidade populacional aumentava. “De facto, na emergência de sociedades mais complexas, o cérebro humano tornou-se mais pequeno porque os indivíduos não têm a necessidade de tanta inteligência para sobreviverem, são ajudados pelos outros”, explicou David Geary à agência France Presse.

Contudo, esta redução do cérebro não quer dizer que os homens modernos são mais idiotas do que os seus ancestrais, mas que desenvolveram  outras formas de inteligência mais sofisticada, frisou Brian Hare, professor adjunto de antropologia na universidade de Duke (Carolina do Norte).

Fonte: http://www.cienciahoje.pt

Esta entrada foi publicada em Curiosidades. ligação permanente.

Deixe um comentário